Receitas

Bolo ouriço espresso

O bolo de café acabou de ganhar muito mais wow com biscoitos de café com leite, em camadas de chocolate e cobertos em um creme de licor de café e xarope, espalhado com avelãs cobertas de chocolate. Fonte: Taste.

Ingredientes:

  • 3 x 100g pkt Lindt Excellence Extra Cremoso de chocolate ao leite, picado
  • 2 x 100g pkt Lindt Excellence 70% Cacau Chocolate escuro, picado
  • 150g de manteiga sem sal, picada
  • 140g de xarope dourado
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 125ml (1/2 xícara) de licor com sabor de café
  • 25 (cerca de 200g) biscoitos de café com leite
  • 125ml (1/2 xícara) de café expresso
  • 55g (1/4 xícara) de açúcar mascavo
  • 250ml (1 xícara) de creme espesso
  • Chocolate com recheio de avelã, cortados ao meio, para decorar

Preparação:
Forre uma forma para pão de 7 cm de profundidade e 10 x 20 cm (medida da base) com papel manteiga, deixando que o papel fique saliente nos lados longos.
Coloque o leite e o chocolate amargo, a manteiga, a calda dourada e 1 colher de chá de baunilha em uma tigela grande refratária sobre uma panela com água fervente (certifique-se de que a tigela não toque na água). Aqueça, mexendo delicadamente, por 5 minutos ou até o chocolate derreter e a mistura ficar homogênea. Retire do fogo. Junte a metade do licor. Reserve por 15-20 minutos para esfriar e engrossar um pouco.

Corte 5 biscoitos ao meio, transversalmente. Adicione 1/3 xícara cheia da mistura de chocolate à assadeira preparada. Espalhe uniformemente. Coloque 4 biscoitos inteiros e 2 metades em uma camada uniforme por cima, pressionando suavemente para prender. Cubra com outro 1/3 xícara da mistura de chocolate. Use uma espátula de lâmina plana para espalhar delicadamente sobre os biscoitos para cobri-los completamente. Repita as camadas com os biscoitos restantes e a mistura de chocolate, terminando com a mistura de chocolate. Cubra com papel protuberante e cubra a assadeira com filme plástico. Coloque na geladeira por 4 horas ou durante a noite para endurecer.

Enquanto isso, misture o café, o açúcar e o restante da baunilha em uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa por 1-2 minutos ou até que o açúcar se dissolva. Aumente o fogo para médio e leve para ferver. Cozinhe, sem mexer, por 5 minutos ou até a calda engrossar um pouco. Retire do fogo. Reservado para refrigerar completamente.
Use batedores elétricos para bater o creme de leite e o licor restante em uma tigela até formar picos suaves. Transfira o bolo para um prato. Decore com o creme de café, xarope de café expresso e chocolates de avelã a servir.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: