Dicas

Corrigir excesso de sal

Dica preciosa: para não errar no sal acrescentar o tempero aos poucos, e experimentar sempre. Adicionar outros temperos ao prato, tais como ervas e alho, também ajudam a ressaltar o sal, então muito cuidado com o sal.

Em sopas, ensopados e outras receitas à base de líquidos, adicionar um pouco de água será o suficiente para diluir a concentração de sal. Cuidado, porém, para não deixar aguado demais. Para evitar isso, adicione um pouco de amido de milho à sopa como espessante.

Uma forma simples de consertar o excesso de sal no caldo ou no arroz: colocar uma ou duas batatas cruas e descascadas, em rodelas ou partidas ao meio, na panela. Assim que a batata começar a cozinhar, vai absorver um pouco do sal do preparo, corrigindo o erro.

Outra forma de corrigir o excesso de sal na comida é adicionando uma mistura de açúcar (1 colher de sopa, em média) e vinagre de maçã (a mesma medida) ao preparo. A quantidade vai depender de quanta comida você está preparando e precisa ser corrigida. Basta acrescentar mais um pouquinho da mistura, ou do próprio sal, caso fique insossa demais.

Outra forma simples de consertar o excesso de sal é utilizando pão. Pode ser o francês ou qualquer outro que você tiver em casa, especialmente se estiver amanhecido. Basta espalhar um pouco sobre o preparado. O pão vai sugar parte do líquido da panela e absorver o excesso de sal.

Além de ajudar a engrossar pratos ensopados, o amido de milho diluído na água também ajuda a consertar o excesso de sal da comida. Dissolva uma colher de chá de amido de milho em mais ou menos 200 ml de água. Mexer bem e misturar ao alimento.

Além de temperar os alimentos, algumas gotas de limão na comida também salvam o prato, caso tenha errado no sal. Basta gotejar um pouquinho de limão no arroz, ou outro alimento, tampar a panela e deixar cozinhando por alguns minutos.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: