Coisas da roça

Leiteiro

Leiteiro é uma pessoa que entrega leite em garrafas de leite ou em caixas de papelão. A entrega de leite, frequentemente, ocorre de manhã e não é raro eles entregarem outros tipos de produtos além do leite, como: ovo, creme, queijo, refrigerante e iogurte ou manteiga. O termo “leiteiro” é usado para referir-se quanto ao homem ou mulher que exerce esta profissão.

Originalmente, o leite precisou de ser entregue nas casas diariamente desde que a pobre refrigeração significou que o deterioraria depressa. A presença de refrigeradores eficientes em casas no mundo desenvolvido, diminuiu a necessidade da entrega de leite frequente durante o último meio-século e fez a profissão, às vezes, encolher em muitas localidades a só três dias por semana de entrega e desapareceu totalmente em outras localidades. Adicionalmente, a entrega do leite incorre um pequeno custo no preço de produtos de lacticínios que são, crescentemente, difícil de justificar e deixam o leite entregue em uma posição onde é propenso ao roubo.

Historicamente, britânicos, irlandeses, e outros leiteiros europeus tem viajado em veículos elétricos, chamados de Milk float (carro leiteiro). Na Austrália, a entrega de leite por veículos foi usada por caminhões movidos a pouco gás ou óleo diesel com uma cobertura de bandeja de leite. Em áreas quentes, essa bandeja é, usualmente, desligado.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: