Coisas da roça

Vagalume

Originalmente, os animais eram chamados de caga-lumes, por conta da luminescência na traseira. Alimentam-se principalmente de vegetais e outros insetos menores.

Para atrair o Vagalume macho, a fêmea usa sua luz natural, mas apenas quando a luz ambiente é menos influente do que a iluminação produzida pela lua cheia. Providenciam grama, folhagens e arbustos, que são bons ambientes para vagalumes.

A reação química que acontece no corpo do inseto é chamada de oxidação biológica. Existem quatro substâncias fundamentais para o organismo do Vagalume emitir luz: oxigênio, o combustível (ou substrato) luciferina, a enzima chamada luciferase e o ativador trifosfato de adenosina (ATP).

Para atrair Vagalumes no seu quintal: faça uma lagoa. Os pirilampos adoram a umidade e são naturalmente atraídos por áreas com bastante água e porções de terra molhada. Se você enxergar a possibilidade, construa uma pequena lagoa no quintal ou jardim para atrair os insetos. Enfeite o local com plantas, pedras e carpas ornamentais.

Fonte: Wikipédia.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: