Receitas

Fubá suado com queijo

Em uma panela vá colocando água aos poucos e misturando o fubá e tampando para ele suar tendo, o cuidado de mexer sempre para não queimar. Essa é a receita mais simples. Com mais ingredientes, digamos, mais rica, é assim:

Ingredientes: 1 xícara de água
2 xícaras de fubá ou farinha de milho
3 colheres (sopa) óleo. (prefiro azeite de oliva extravirgem)
1/2 xícara de manteiga
1 cebola pequena bem picadinha
3 dentes de alho bem amassado
1 xícara de torresmo, linguiça ou carne desfiada a seu gosto
Cheiro verde a gosto
Sal

Para fazer é assim gente:
Em uma tigela, molhe o fubá, despejando a água para umedecer. Misture tudo até sovar. Em seguida torre em uma frigideira grossa, mexendo sempre com garfo para ficar solto e deixe reservado.
Em outra panela, aqueça o azeite e a manteiga e doure a cebola e o alho. Em seguida coloque o o torresmo, linguiça ou a carne desfiada e frite. Em seguida coloque o fubá. Vá pingando água e mexendo bem. Tampe para suar. Deixe cozinhando aproximadamente 30 minutos. Coloque o sal, misture. Depois decore com o cheiro verde e se preferir, ovo frito.

Se quiser fazer doce a receita é essa:
Ingredientes:
1 xícara de leite
2 xícaras de fubá ou farinha de milho
3 colheres (sopa) óleo (prefiro azeite de oliva extravirgem)
1/2 xícara de manteiga
Queijo a gosto. Prefiro picá-los em pequenos cubinhos
Açúcar a gosto. Eu uso rapadura ralada.

Pra fazer é assim:
Em uma tigela, molhe o fubá, despejando o leite para umedecer. Vá misturando até sovar. Em seguida torre em uma frigideira grossa, mexendo sempre com garfo para ficar solto. Reserve um pouco.
Aqueça o azeite e a manteiga em uma outra panela e coloque em seguida o queijo, depois junto o fubá. Vá pingando um pouco de água ou leite e mexendo devagar. 
Tampe para suar. Deixe cozinhando aproximadamente 30 minutos.

Prontinho, agora é só comer. Adoro com café bem quentinho.

Fonte: Conheça Minas.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: