Curiosidades

França painel solar rodovia

Segundo informações divulgadas à imprensa pela Deutsche Welle, esses painéis são capazes de produzir energia suficiente para abastecer a iluminação pública da pequena Tourouvre, cidade que abriga a tecnologia e que possui 5 mil habitantes. O município fica na região noroeste da França, na região da Normandia.

Ao todo, o trecho tem um quilômetro, e foi coberto com 2.800 metros quadrados de placas solares revestidos de resina e ligados à rede de energia elétrica local. Diariamente, aproximadamente 2 mil veículos passam por lá.

O governo pretende aproveitar a tecnologia como um teste de resistência das placas de energia solar, que são produzidos pela firma francesa Colas, subsidiária da gigante da construção Bouygues.

Em teoria, a empresa afirma que se a França pavimentasse apenas um quarto dos seus quilômetros de estrada com placas solares, poderia tornar-se independente de energia não renovável.

“Esse novo uso da energia solar tira vantagem da grande infraestrutura de estradas que já está em uso para produzir eletricidade sem necessidade de novos terrenos”, disse a ministra francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal, em entrevista à imprensa.

Além disso, a ministra aproveitou para anunciar um plano de quatro anos voltado para o desenvolvimento das estradas solares, com projetos iniciais previstos para Marselha, no sul da França, e em Bretanha, no oeste.

Fonte: Portal solar.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: