Dicas

Substitutos da manteiga

A manteiga é um dos principais elementos do nosso dia a dia. Se você deseja cortar calorias, se você é intolerante ou ficou sem manteiga na geladeira, aqui estão alguns ingredientes para substituí-la. Para substituir a manteiga em seus bolos e doces, existem muitas soluções muito eficazes. Vegetais, óleos e algumas frutas são boas alternativas.

Vegetais: abobrinha, abacate, cenoura, batata doce, beterraba ou purê de abóbora . Eles representam verdadeiros aliados dos nossos bolos e bolo de chocolate. O sabor destes vegetais é completamente ausente depois de estarem cozido. Para se ter uma ideia, 100 g de manteiga representam: uma abobrinha ralada = um abacate amassado = 100 g de abóbora amassada.

Queijo cottage: permite obter bolos cremosos com muito menos gordura , como com esta receita de cheesecake branco. Para mais maciez, prefira o requeijão feito com leite integral. Se você realmente quer se despedir das calorias, é melhor optar pelo queijo cottage com 0% de gordura. O equivalente a um pote será usado em média.

Compota de maçã: ao escolhê-la, você elimina não só a manteiga, mas também o açúcar da receita. Para isso, compotas sem adição de açúcar são ideais, aqui está uma receita de fondant de chocolate com compota de maçã,  dependendo do preparo, o sabor será mais ou menos discreto. A compota de maçã é substituída em quantidade igual com a manteiga .

Purê de amêndoa: tem a mesma consistência da manteiga amolecida e é utilizado em proporções iguais. Este purê, que também existe para avelãs e nozes, contém um grande número de vitaminas e proporciona um sabor sutil. Este ingrediente é eficaz em receitas como purê de amêndoas e bolo de chocolate . 

Bananas: uma vez esmagadas, elas se mostram muito eficazes. A sua textura permite obter um bolo fofo. Por exemplo, você pode fazer um pão de banana escolhendo bananas maduras para realçar seu sabor. Caso contrário, eles podem ser incluídos em uma receita de bolo de banana com mirtilo sem manteiga . Com bananas amassadas, o objetivo é obter uma aparência macia e amanteigada. Para 100 g de manteiga, serão usados ​​100 g de banana.

Lentilhas de coral: devem ser usadas ​​na mesma quantidade da manteiga inicialmente. Para poder utilizar basta cozinhá-las, misturá-las para obter uma consistência pastosa que substituirá perfeitamente a manteiga. 

Margarina: é a versão vegetal da manteiga clássica. Portanto, não mudará muito a aparência do seu bolo. Você também pode usá-la para um bolo de conhaque de cereja, por  exemplo. Ela contém um grande número de gorduras saturadas. Para usar, basta medir a mesma quantidade da manteiga.

Óleos vegetais: Eles efetivamente substituem a manteiga em nossas receitas, 10 cl de óleo são necessários para 100 g de manteiga. Podemos tomar o exemplo da famosa “receita de bolo de iogurte”, que é feito de óleo de girassol. Você também pode usar óleo de milho, óleo de gergelim ou mesmo óleo de avelã para sabores suaves e menos pronunciados. Já o óleo de coco é facilmente usado em uma receita de pão de banana com óleo de coco.

Creme de soja: contém duas vezes menos gordura que o clássico crème fraîche, mantendo as mesmas características. Este creme proporciona uma boa suavidade para um fondant de chocolate sem manteiga. Geralmente representa um pote de creme de soja para sobremesa para seu bolo.

Ricota: é digerida com muito mais facilidade do que a manteiga e ajuda a dar maciez, leveza e maciez aos seus bolos. Para 100 g de manteiga são necessários 10 colheres de laticínio. A vantagem da ricota, ela pode ser usada em preparações doces. Ela se encaixa perfeitamente em uma receita marmorizada de chocolate de ricota sem manteiga .

Ovos: eles são um ótimo aglutinante na receita. Para substituir a manteiga, basta adicionar os ovos, além dos já presentes no preparo. Para 100 g de manteiga devem ser usados 2 ovos. 

Tofu: ele tem a vantagem de ser neutro, adequado para  vegetarianos e pessoas com intolerância ao glúten. Este pequeno cubo branco contém muito poucas calorias e muitas vitaminas. Para substituir 100 g de manteiga, serão necessários 100 g de tofu. Este ingrediente pode ser testado em uma receita de soja e tofu de morango.

Fonte: Cuisine Journal des femmes.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: