Curiosidades

Vestido de macarrão

Uma loja teve a ideia de decorar sua vitrine usando macarrão num manequim. Ficou bonita demais, né não?!!! Em Gragnano, uma cidade de 29 mil habitantes localizada 30 km a sudeste de Nápoles, na região da Campânia, na Itália, o vento bate religiosamente como o sino da igreja ao longo do dia.

A Pastificio Di Martino é uma das três principais fábricas de macarrão em Gragnano, conhecida como “Città della Pasta” (“Cidade da Massa”). Gragnano ficou famosa por seu “ouro branco”, ou macarrão, quando deixou de fabricar seda no fim dos anos 1700, depois que os bichos da seda começaram a morrer de repente devido a uma invasão de pragas.

Mas a tradição das massas secas da cidade remonta há séculos antes. De acordo com o historiador Giuseppe Di Massa, presidente do Centro Cultural Gragnano, há documentos datados de 1200 que falam sobre a produção de seccata, ou melhor, massa seca.

Na mesma época, o médico do rei William 2º da Sicília, Giovanni Ferrario, que também era professor de uma faculdade de Medicina em Salerno, na Itália, proclamou os benefícios da massa seca de Gragnano. Ele receitava a pacientes com febre tifóide comer vermiculo al dente, macarrão predecessor do vermicelli, uma massa comprida levemente mais espessa que o espaguete.

Fonte: Uol.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: