Curiosidades

Casa da mãe Joana

A expressão “Casa da mãe Joana” é utilizada para demonstrar que um lugar está bagunçado, confuso ou desorganizado. Essa frase surgiu no século XIV, como referência às aventuras vividas pela Rainha Joana I, de Nápoles.

A rainha Joana era envolvida com a cultura, com poetas e intelectuais. Ela era muito bonita e inteligente e acabou se casando com seu primo Andrew. Pouco tempo depois do casamento, Andrew foi assassinado num crime que teve a participação de Joana. Como vingança, o irmão de Andrew ordenou a invasão de Nápoles em 1348.

Joana, então, se tornou uma fugitiva. Ela acabou se dirigindo para a França e se instalou num palácio. Em sua vida de fuga, Joana se tornou autoritária. Ela passou a regulamentar os bordéis de Avignon, que ficaram conhecidos como ”Paço da Mãe Joana”. Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho, Carlos de Anjou. A história chegou ao Brasil e acabou adaptada para “Casa da mãe Joana”.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: