Mensagens

Árvore torta

Diante de uma velha árvore torta, toda vergada pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu sua própria casa para aquele discípulo que conseguisse ver a árvore na posição correta. Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como enxergar a árvore na posição correta? Ela era tão torta que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista.
Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou, ao povo ansioso, que ver aquela árvore em sua posição correta era “vê-la como uma árvore torta”. Só isso!
-­ Nós temos essa mania de querer ‘consertar’ as coisas, as pessoas, de acordo com nossa visão pessoal. Quando olhamos para uma árvore torta, é extremamente importante enxergá-la como uma árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é. Se você tentar ‘endireitar’ a velha árvore torta, ela vai rachar e morrer, por isso é fundamental aceitá-la como ela é. Nos relacionamentos é comum um criar no outro expectativas próprias, esperar que o outro faça aquilo que ele ‘sonha’ e não o que o outro pode oferecer. Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão ao alcance dos outros.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: