Curiosidades

Guarda-chuva dentro de casa dá azar?

Diz a lenda que usar guarda-chuva aberto dentro de casa atrai azar. Embora alguns historiadores acreditem que esta crença vem de tempos antigos egípcios, as superstições acerca dos guarda-sóis dos faraós eram realmente muito diferentes e, provavelmente não relacionadas à crença moderna do guarda-chuva.

A maioria dos historiadores acha que o alerta contra guarda-chuva dentro de casa se originou muito mais, recentemente, na Inglaterra vitoriana. Em “Extraordinary Origins of Everyday Things”(Harper, 1989), o cientista e autor Charles Panati escreveu:
“Em Londres do século XVIII, quando os guarda-chuvas à prova d’água de metal começaram a se tornar uma visão comum, o seu mecanismo rígido tornava um verdadeiro perigo para ser aberto dentro de casa. Um guarda-chuva abrindo de repente em um quarto pequeno poderia ferir gravemente um adulto ou uma criança, ou quebrar um objeto. Mesmo um acidente menor poderia provocar palavras desagradáveis ou uma briga, sinal de má sorte em uma família ou entre amigos. Assim, a superstição surgiu como um elemento para impedir as pessoas de abrirem um guarda-chuva dentro de casa”.

Professora universitária - Mestre em Administração e Blogueira nas horas vagas. Cada um tem a parte de mim que conquistou. Sou mulher, fera, amiga, bruxa e fada. Só não sou obrigada.

%d blogueiros gostam disto: